Fofoca ou Babaleia?

Tudo que acontece no Brasil e no mundo você encontra aqui!
Astronautas da NASA regressam após nove meses no espaço

Após uma longa jornada de nove meses no espaço, os astronautas da NASA, Butch Wilmore e Suni Williams, finalmente retornaram à Terra em uma cápsula da SpaceX. A reentrada na atmosfera foi rápida e dramática, culminando em um pouso suave na costa da Flórida, onde foram recebidos por golfinhos curiosos.

A missão, que deveria durar apenas oito dias, foi estendida devido a problemas técnicos com a cápsula Starliner, que originalmente deviam trazer os astronautas de volta. Com isso, foi necessário uma nova alternativa, o que levou à utilização de uma cápsula SpaceX. Essa opção não seria a mais simples, já que a nova missão era planejada para mais seis meses no espaço.

A viagem de volta aos braços da gravidade durou 17 horas. Após o pouso, ambos astronautas precisaram de talas para serem retirados da cápsula, uma medida padrão após longos períodos em ambientes sem peso. Em entrevista, Steve Stich, gerente do programa de tripulação comercial da NASA, expressou alívio pela conclusão da missão, chamando-a de um grande sucesso.

Durante sua estadia inesperadamente longa, Butch e Suni realizaram uma série de experimentos e até conduziram caminhadas espaciais, com Suni estabelecendo um novo recorde de horas passadas fora da estação espacial. Neste período, eles também celebraram o Natal a bordo, vestindo chapéus e enfeites festivos, mesmo sem poderem estar com as famílias.

Apesar das dificuldades, eles nunca estiveram realmente ‘presos’, já que sempre houve espaçonaves disponíveis para emergências. Com sua chegada em segurança, os astronautas seguirão para o Centro Espacial Johnson em Houston para uma avaliação médica abrangente, de modo a monitorar os efeitos que a gravidade terá em seus corpos após a longa permanência no espaço.

Missões prolongadas trazem consequências físicas significativas para os astronautas, como perda de densidade óssea e massa muscular, e pode demorar um tempo até que seus corpos se adaptem novamente à gravidade terrestre. O astronauta britânico Tim Peake disse que o retorno pode ser desafiador após a leveza do espaço.

O que mais Butch e Suni ansiavam era o reencontro com suas famílias e o prazer de voltar a sentir a terra sob os pés. Williams, por exemplo, expressou seu entusiasmo em ver seus cães e mergulhar no mar, afirmando que sentir a Terra novamente seria incrível.

Texto escrito com base no artigo.