Importação de Ovos: A Solução para Preços Altos nos EUA?

A administração Trump está implementando planos para importar ovos da Turquia e da Coreia do Sul, numa tentativa de reduzir os preços recordes nos Estados Unidos. O secretário de Agricultura, Brooke Rollins, confirmou que estão em discussão centenas de milhões de ovos para atender à demanda imediata.
Os preços dos ovos aumentaram mais de 65% no último ano, com expectativas de um novo aumento de 41% em 2025. Isso se deve principalmente a um surto de gripe aviária que levou à eliminação de milhões de galinhas, afetando severamente a produção de ovos no país.
Para mitigar os efeitos da crise, o governo lançou um plano de US$ 1 bilhão, com foco em medidas de biossegurança, pesquisa de vacinas e programas de apoio financeiro aos fazendeiros. Rollins destacou que o governo vai fornecer consultoria gratuita aos produtores e cobrir até 75% dos custos para melhorar as condições dos galpões e evitar a propagação da gripe aviária.
No cenário internacional, associações de avicultores da Polônia e da Lituânia foram contatadas para possíveis exportações de ovos para os EUA, mostrando a seriedade da situação enfrenta pelo país. Em 2022, um surto de gripe aviária causou a morte de mais de 156 milhões de aves, resultando em um aumento drástico nos preços.
Os preços dos ovos se tornaram um tema central na campanha política do ex-presidente Trump, que apontou o aumento como um erro do governo Biden. Durante um recente discurso no Congresso, Trump culpou Biden pelo aumento exagerado dos preços, prometendo que sua administração estava trabalhando para resolver a situação.
A esperança é que, à medida que as populações de frangos sejam repovoadas e a indústria de ovos se restabeleça, a oferta interna possa ser retomada, reduzindo a dependência de importações e estabilizando os preços.
Texto escrito com base no artigo.