Fofoca ou Babaleia?

Tudo que acontece no Brasil e no mundo você encontra aqui!
A Fascinante Escultura Tumaco-Tolita

A escultura Tumaco-Tolita é uma figura de ouro que representa um humano, datada entre os anos 1 a 300 d.C. e oriunda da região da fronteira entre Colômbia e Equador. Este artefato reflete a sofisticada habilidade em metalurgia do povo Tumaco-Tolita, que prosperou na costa noroeste da América do Sul, onde não havia registros escritos, mas uma rica produção artística e cultural.

Com aproximadamente 22,9 cm de altura, a figura em ouro é notável por suas características distintivas, como a ausência dos pés que eram originalmente fixados por um fio de ouro e a presença de um ornamento no nariz que sugere que o personagem usava uma indumentária cerimonial. Segundo o Museu Metropolitano de Arte, onde a escultura está exposta, o ornamento é um indicativo da prática de cobrir a cabeça em rituais.

A civilização Tumaco-Tolita, conhecida por sua habilidade em metalurgia, desenvolveu um sofisticado sistema de assentamentos com grandes praças e montes de terra que serviam como residências e túmulos para a elite. Entre 200 a.C. e 400 d.C., este povo criou uma tradição de metalurgia refinada, mantendo comércio com comunidades vizinhas.

Ainda que a figura possa ter representado uma mulher, a ausência de elementos típicos femininos, como saias, torna sua interpretação ambígua. O formato achatado da cabeça revela práticas culturais de modificação craniana, que sinalizavam status social entre os Tumaco-Tolita. Esses adornos e a forma do crânio podem indicar que o indivíduo era de alta posição social.

Restos de esculturas humanas e animais em metal e argila também foram encontrados em assentamentos e túmulos Tumaco-Tolita, embora suas funções exatas permaneçam incertas. Contudo, a importância desses artefatos é inegável, uma vez que eles representam a rica herança cultural dessa civilização.

No entanto, por volta de 500 d.C., a região da ilha La Tolita foi abandonada e o povo Tumaco-Tolita começou a se disperar gradualmente. Registros históricos indicam que objetos Tumaco-Tolita existiram como heranças até o século 16, quando os conquistadores documentaram as pitorescas figurinas de argila e ouro que encontraram, além das joias delicadas que eram usadas pelos indígenas.

Texto escrito com base no artigo.