Fofoca ou Babaleia?

Tudo que acontece no Brasil e no mundo você encontra aqui!
Nova Linha 19-Celeste: mais mobilidade para Guarulhos e SP

O Metrô de São Paulo acaba de dar um passo importante para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana. Na última segunda-feira (24), foi lançada a licitação para a contratação das obras de implantação da Linha 19-Celeste, que promete conectar Guarulhos ao Anhangabaú, no coração da capital paulista.

Com um trajeto de 17,6 km, a nova linha contará com 15 estações e um pátio de manutenção. O governo paulista está otimista e espera assinar os contratos e iniciar o projeto executivo até o final deste ano, o que permitirá que as obras civis comecem em 2026. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 75 meses, trazendo uma nova perspectiva de transporte mais eficiente para os residentes da região.

Entre as melhorias que a Linha 19-Celeste trará, destacam-se a construção de 15 estações que conectarão os bairros de Guarulhos a São Paulo e a readequação das estações já existentes, como São Bento e Anhangabaú, que facilitarão a integração com outras linhas de metrô, como a 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

A infraestrutura da nova linha incluirá 31 trens, que terão capacidade de transportar até 630 mil passageiros diariamente. Isso representa uma redução significativa no tempo de trajeto, com a possibilidade de economizar até uma hora em relação aos meios de transporte atuais. Além disso, serão construídos 18 poços de saída de emergência e ventilação, aumentando a segurança e a comodidade dos usuários.

A implantação da Linha 19 também prevê a instalação de modernos sistemas de baixa tensão e auxiliares que incluirão painéis elétricos, escadas rolantes, elevadores, sistemas de ventilação e de detecção de incêndios, garantindo um transporte não apenas mais rápido, mas também seguro e confortável.

A expectativa é que essa nova linha represente um avanço significativo para a região metropolitana de São Paulo, que enfrenta desafios constantes em seu sistema de mobilidade urbana. A conexão com outras linhas do metrô e a melhoria no tempo de deslocamento são fatores que podem transformar a experiência diária de milhões de passageiros.

Texto escrito com base no artigo.