Fofoca ou Babaleia?

Tudo que acontece no Brasil e no mundo você encontra aqui!
Le Pen condenada: o futuro de sua candidatura em risco

Marine Le Pen, a líder do partido de extrema-direita francês, o Rassemblement National (RN), foi condenada por apropriação indevida de fundos europeus. Essa condenação pode impedir sua participação nas eleições presidenciais de 2027 na França.

Le Pen, junto com mais de 20 outros membros de seu partido, foi acusada de contratar assistentes que trabalhavam em assuntos do RN em vez de suas funções para o Parlamento Europeu que os remunerava. Isso levanta questões sérias sobre a utilização de recursos destinados a atividades parlamentares.

Os promotores pediram não apenas uma pena de multa de €300.000 e prisão, mas também a inelegibilidade de Le Pen para cargos públicos por cinco anos. O importante aqui é que eles solicitaram que essa inelegibilidade começasse imediatamente, sem que pudesse ser suspensa durante o processo de apelação.

A sentença, ainda a ser divulgada pelo juiz, pode variar. Os juízes têm a opção de não impor a inelegibilidade automática, o que beneficiaria Le Pen, permitindo que ela concorra em 2027 enquanto aguarda a apelação. Outra alternativa seria estabelecer um período de inelegibilidade reduzido, de um ano, possibilitando a sua candidatura nas próximas eleições.

Durante o julgamento no ano passado, Le Pen negou ter cometido qualquer irregularidade, afirmando que tudo estava dentro das normas. A leitura do veredito começou às 10 horas (horário local) e deve durar até duas horas.

Esse caso levanta discussões sobre a ética na política e o uso de recursos públicos. A forma como os juízes decidirão a sentença poderá definir o futuro político de Le Pen e da extrema-direita na França.