Operação Presságio: Esquema de Desvio de Recursos em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina finalizou, no último dia 31, o inquérito da Operação Presságio, uma investigação que desvendou um amplo esquema de desvio de recursos públicos em contratos fraudulentos. A operação, que ocorreu em três fases, resultou na apreensão de 50 mandados de busca e apreensão e no afastamento de servidores públicos envolvidos.
Na primeira fase da operação, investigadores identificaram uma organização criminosa atuando dentro da estrutura municipal, levando ao afastamento de quatro servidores. A segunda fase teve um impacto ainda mais profundo, com quatro prisões preventivas, incluindo ex-servidores e agentes particulares. Os crimes envolvidos se relacionaram a licitações fraudulentas e pagamento de propinas, mostrando como o esquema se infiltrava nas estruturas sociais.
A terceira fase da Operação Presságio revelou que os desvios eram perpetrados por meio de entidades sociais que deveriam estar apoiando crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Seis servidores também foram afastados nesta etapa. A operação apontou para um sistema articulado que explorava projetos sociais, inicialmente a partir de um instituto e posteriormente ampliado para diversas Organizações da Sociedade Civil.
Com o inquérito concluído, a Polícia Civil indiciou dez indivíduos pelos delitos de peculato e falsidade ideológica. A delegada Patrícia Cristina Fronza Vieira, responsável pela investigação, destacou a evolução da organização criminosa ao longo dos anos e a importância do desmantelamento das atividades do grupo. Segundo ela, a investigação ajudou a evitar prejuízos ainda maiores ao erário público se não tivesse sido realizada a tempo.