Descoberta de Esqueletos Revela Conflitos Antigos no Peru

Recentes escavações em El Curaca, no Vale do Rio Atico, no Peru, revelaram um impressionante achado arqueológico: restos mortais de 24 indivíduos, incluindo homens, mulheres e crianças, todos com ferimentos que indicam morte em batalha. Esse local foi habitado entre 1000 e 1450 d.C. pelo povo Chuquibamba, conhecido também como Aruni, cuja história e cultura são pouco documentadas, exceto por petroglyphs deixados em cavernas na região.
As escavações, dirigidas por Jósef Szykulski do Instituto de Arqueologia da Universidade de Wrocław, começaram em outubro de 2024. O tombamento de grande dimensão encontrado continha os esqueletos envolvidos em textil, além de artefatos como cerâmica, ferramentas de pedra, espigas de milho e tecidos. Tais descobertas sugerem que todos os indivíduos morreram em decorrência de ferimentos de combate, possivelmente em uma guerra entre grupos que habitavam a região naquela época.
O fato de os corpos estarem enterrados junto a itens valiosos indica que os sobreviventes ofereceram um enterro digno aos que pereceram, podendo assim inferir que esta foi uma batalha vencida pelos seus compatriotas. A pesquisa em curso busca aprofundar o conhecimento sobre a cultura pré-Inca do Vale do Atico, utilizando tecnologias modernas como escaneamento 3D para documentar os crânios, além da conservação dos tecidos e análise de cerâmicas e outros artefatos encontrados.
Este projeto, financiado pelo Centro Nacional de Ciência da Polônia, também visa a futura análise de DNA antigo, o que permitirá uma compreensão mais rica das culturas arqueológicas pré-Inca da região. As descobertas não só ampliam nosso conhecimento sobre os Aruni, mas também fornecem insights sobre os conflitos que moldaram a sociedade andina antes da chegada dos europeus.