Fofoca ou Babaleia?

Tudo que acontece no Brasil e no mundo você encontra aqui!
Eleição Federal Canadense: O Que Esperar na Segunda-feira

O Canadá está se preparando para uma eleição federal antecipada, marcada para segunda-feira, que teve como foco principal as respostas dos candidatos às ameaças de tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, e seu desejo de fazer do Canadá o 51º estado. O primeiro-ministro Mark Carney, líder do Partido Liberal, convocou as eleições em março, pouco depois de assumir o cargo do ex-primeiro-ministro Justin Trudeau. Seu principal adversário é Pierre Poilievre, líder do Partido Conservador.

Com a dissolução do Parlamento canadense no mês passado, os Liberais detinham 152 cadeiras e os Conservadores 120. O resto das cadeiras era ocupado pelo Bloc Québécois (33), pelo Novo Partido Democrático (24) e pelo Partido Verde (2). Mais de sete milhões de canadenses já haviam votado antecipadamente, estabelecendo um recorde de participação. As urnas abrirão na segunda-feira às 7h EDT (12h BST).

Os resultados preliminares deverão ser divulgados na noite de segunda ou na manhã de terça-feira, horário local. As principais emissoras de notícias, incluindo a CBC, devem declarar um vencedor projetado com base nos resultados iniciais da Elections Canada. Os fechamentos das urnas são escalonados em todo o país para acomodar os diferentes fusos horários. As primeiras urnas encerram em Newfoundland e Labrador às 19h EDT (00h BST) e as últimas urnas na British Columbia fecham às 22h EDT (03h BST). O principal fechamento ocorre às 21h30 EDT (02h30 BST), incluindo Ontário e Quebec, onde a possibilidade de grandes vitórias será significativa.

A contagem dos votos é feita manualmente, com a supervisão de testemunhas, e ocorre apenas após o fechamento das urnas. Os votos antecipados são contabilizados no escritório local da Elections Canada. Geralmente, a contagem é feita na noite da eleição, mas alguns podem ser contados até uma hora antes, caso o volume seja alto. Este ano, um novo recorde de votação antecipada foi estabelecido, com mais de sete milhões de cédulas. Votos pelo correio e aqueles de bases militares podem levar mais tempo para serem computados, mas as autoridades esperam que a maioria dos votos seja contada na noite de eleição.

Como Ontário e Quebec representam 200 dos 343 assentos do Parlamento, uma grande vitória nessas regiões poderia antecipar a declaração da chamada da eleição. Regiões a serem observadas incluem a área do “905”, uma série de municípios ao redor de Toronto que compõem 31 circunscrições. Tradicionalmente, essa região tem sido um campo de batalha entre Liberais e Conservadores. Também haverá atenção especial em duas circunscrições na área de Ottawa, onde Carney e Poilievre estão concorrendo.

O líder do partido que obtiver o maior número de cadeiras normalmente forma o governo. Se nenhum partido conseguir uma maioria absoluta, um governo minoritário é formado, e o partido com mais cadeiras precisará trabalhar com outros para aprovar legislações. Caso os Liberais vençam, Carney não precisará ser empossado novamente, continuando em seu papel, assim como seus ministros. Se os Conservadores vencerem, Poilievre deve levar cerca de duas semanas para se tornar primeiro-ministro.