Descoberta de Tesouro Anglosaxão Emociona Detectoristas

Recentemente, um grupo de detectoristas de metais na região sudoeste da Inglaterra fez uma descoberta extraordinária: dois objetos de ouro e granada com cerca de 1.400 anos de idade. Paul Gould, um novo membro do Ninth Region Metal Detecting Group, encontrou um anel de ouro encrustado com granadas triangulares e pequenas esferas de ouro no final de uma dia de buscas. Contudo, o que realmente chamou a atenção foi o achado feito por seu colega Chris Phillips, que descobriu a cabeça de um corvo decorada, também atribuída à era anglo-saxônica.
A cabeça de corvo, que remonta ao século VII, possui um impressionante olho de granada e esferas de ouro que delineiam suas “penas”. Chris estimou que o peso do objeto seja de cerca de 57 gramas. Corvos eram frequentemente vistos na mitologia europeia como portadores da morte e do que há de sombrio, além de terem uma forte conexão com Odin, o deus nórdico da guerra e da morte.
Após a descoberta, o grupo entrou em contato com o proprietário da terra e com um oficial responsável pelas descobertas arqueológicas locais, parte do Portable Antiquities Scheme do Reino Unido, que incentiva a denúncia de objetos arqueológicos e a sua preservação — ao avaliar o contexto histórico da Inglaterra.
Os objetos passarão por um processo de avaliação de tesouro, que pode levar algum tempo. De acordo com a Lei do Tesouro do Reino Unido, artefatos feitos de metais preciosos com pelo menos 300 anos de idade podem ser qualificados como tesouro. O British Museum está responsável pela limpeza e preservação dos objetos, e os detectoristas puderam visitar o museu para acompanhar o processo de restauração.
A limpeza inicial revelou detalhes interessantes na cabeça do corvo, como as narinas esculpidas e a ausência de um olho de granada, sugerindo que o objeto pode ter sido uma parte decorativa de um chifre de beber. A origem do anel de Gould ainda não está clara; pode ter sido um item de joalheria ou um ornamento que se soltou de um contexto original.
Devido à importância dos achados, a área onde os objetos foram encontrados está sendo investigada como um sítio arqueológico potencial. Chris expressou seu entusiasmo em continuar as investigações e realizar a detecção de metais seguindo os procedimentos adequados.