Descoberta em Nínive: Relíquia do Último Rei Assírio

Arqueólogos que estão escavando a antiga cidade de Nínive, no Iraque, fizeram uma descoberta notável: uma rara escultura em pedra que representa o último rei do Império Assírio, flanqueado por deidades importantes. Esta peça monumental, criada no século VII a.C., foi encontrada quebrada e enterrada sob o salão do trono do palácio de Ashurbanipal, séculos depois de sua construção.
O professor Aaron Schmitt, da Universidade de Heidelberg, liderou a equipe que fez a descoberta, e destacou a falta de informações que cercam as razões para o sepultamento da escultura. ‘Isso é bastante enigmático’, disse ele em uma entrevista ao Live Science. A equipe encontrou os fragmentos da escultura durante a escavação da construção erguida pelo rei Ashurbanipal, que governou de 669 a 631 a.C.
No centro da escultura está Ashurbanipal, cercado pelas deidades mesopotâmicas Ashur e Ishtar, além de um deus peixe e um homem-escorpião. A presença desses deuses gerou surpresa entre os arqueólogos, já que, conforme Schmitt, raramente se vê representações de deidades em relevos de palácios assírios.
A enorme laje de pedra mede 5,5 por 3 metros e pesa cerca de 12 toneladas. Embora ainda não tenha sido analisada de forma aprofundada, Schmitt acredita que a escultura pode ser feita de gipsita. O achado foi localizado em um buraco que havia sido preenchido atrás da entrada principal do salão do trono, onde se acredita que tenha sido enterrada durante o período helenístico, entre os séculos II e III a.C.
Um aspecto intrigante desta descoberta é a ausência de informações sobre o assentamento helenístico em Nínive. Schmitt questiona se o povo daquela época tinha uma visão negativa em relação ao rei assírio e seus deuses, ressaltando que ‘o futuro das escavações pode esclarecer essa questão’.
Os arqueólogos planejam estudar a escultura com mais profundidade e existem planos para repondo-la em sua localização original, visando torná-la acessível ao público, proporcionando um novo olhar sobre a rica história da antiga Assíria.