Nova prisão de segurança máxima na Guiana Francesa

A França anunciou a construção de uma nova prisão de segurança máxima na Guiana Francesa, voltada para o combate ao tráfico de drogas e ao extremismo islâmico. O projeto foi revelado pelo ministro da Justiça, Gérald Darmanin, durante sua visita ao território, e representa uma estratégia do governo francês para lidar com o aumento da criminalidade organizada, especialmente no que se refere ao tráfico de drogas.
Com um investimento previsto de 400 milhões de euros, a nova instalação poderá abrigar até 500 detentos e deverá ser inaugurada em 2028, localizada em uma área isolada na selva amazônica, na região de Saint-Laurent-du-Maroni. A construção surge em resposta a uma série de incidentes violentos relacionados a gangues criminosas, que resultaram em ataques às prisões e funcionários em toda a França nos últimos meses.
Darmanin mencionou que a prisão terá um regime carcerário extremamente rigoroso, com o objetivo de incapacitar os criminosos mais perigosos, além de servir como um meio eficaz para eliminar os líderes das redes de tráfico de drogas no território francês.
Um dos principais pontos da nova instalação será sua distância em relação ao território metropolitano francês, o que, segundo Darmanin, impedirá que os chefes do tráfico mantenham contato com suas operações criminosas. Isso é crucial, pois as autoridades francesas enfrentam dificuldades constantes para controlar a infiltração de celulares nas prisões.
O governo francês já havia anunciado anteriormente legislação para endurecer o combate às gangues criminosas, incluindo a criação de uma nova divisão da procuradoria dedicada ao crime organizado, o fortalecimento de poderes para investigadores e a implementação de um status especial para informantes.
As recentes situações de violência em prisões, que foram classificadas pelo ministro como atos
,
,]},{
,
,
]},{
,
,
]}]}
,
,
]}),
]]]]}}]}}}]},
:
,
,
,
,
,
]}]}]}
,