Papo entre Papa Leão XIV e Vice-Presidente dos EUA

Recentemente, o Papa Leão XIV teve uma conversa “cordial” com o Vice-Presidente dos EUA, JD Vance, de acordo com informações do Vaticano. O encontro ocorreu logo após a participação de Vance em uma missa inaugural do Papa, um momento marcante já que Leão XIV se tornou o primeiro americano a liderar a Igreja Católica Romana.
O encontro entre Vance e o Papa levou à discussão de temas importantes como liberdade religiosa e a cooperação entre a Igreja e o Estado. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também esteve presente na reunião que durou 45 minutos, marcada por altos níveis de cordialidade. Durante a audiência, as partes expressaram satisfação com as relações entre os Estados Unidos e o Vaticano.
Além disso, o Vaticano e os representantes dos EUA trocaram opiniões sobre questões internacionais, enfatizando a necessidade de respeito ao direito humanitário e leis internacionais em zonas de conflito. O Papa Leão XIV, através de seu porta-voz, reforçou a importância de encontrar soluções negociadas em casos envolvendo os países afetados.
Entretanto, a relação entre Vance e o Papa parece não ter sido isenta de tensões. Menos de um mês antes da audiência, uma conta no X, supostamente ligada ao Papa, questionou publicamente as políticas de migração da administração Trump, incluindo planos para a deportação em massa. Além disso, o texto de apoio sugere que o amor de Jesus por todos não deve ser classificado, indicando um posicionamento mais inclusivo.
Durante uma declaração feita após a missa inaugural, Vance expressou seu orgulho pela ascensão do Papa Leão XIV, destacando que “nossas orações o acompanham enquanto ele inicia esse trabalho tão importante”. O vice-presidente, que é católico praticante, demonstra uma postura de apoio, ao mesmo tempo em que navega nas águas complexas da política de migração dos EUA.