Papa Leão XIV: Mensagem de Paz e Unidade Global

Robert Prevost, aos 69 anos, foi eleito como o novo Papa e adotará o nome de Papa Leão XIV. Em seu primeiro discurso na varanda da Basílica de São Pedro, nesta quinta-feira, ele expressou gratidão ao seu antecessor, o falecido Papa Francisco, e aos cardeais que o elegeram.
Em sua fala, Leão XIV iniciou com uma mensagem de paz, compartilhando as palavras do Cristo ressuscitado, o bom pastor que deu sua vida pelo povo de Deus. Ele ressaltou a importância dessa paz, que deve alcançar todos os corações, lares e pessoas em todo o mundo, enfatizando que a paz vem de Deus, que ama a todos sem limites.
Ele também fez um tributo ao Papa Francisco, lembrando sua mensagem de esperança e afirmação de que o mal não prevalecerá. O novo Papa pediu que todos se unissem nas mãos de Deus e uns aos outros, avançando juntos sob a luz de Cristo, que atua como uma ponte para o amor de Deus.
Leão XIV expressou apreço por seus irmãos cardeais que o escolheram, enfatizando o desejo de uma Igreja unida que busque paz e justiça. Ele se apresentou como um filho de Santo Agostinho, reforçando a ideia de caminhar juntos em busca do lar que Deus preparou para todos nós.
O Papa também fez um apelo a uma Igreja missionária, aberta ao diálogo e à caridade, recebendo a todos com braços abertos, semelhante à Praça de São Pedro, acessível a todos os que necessitam. Ele se dirigiu especialmente à sua diocese de Chiclayo no Peru, reconhecendo seu apoio incondicional.
Voltando ao italiano, Leão XIV mencionou a importância de ser uma Igreja sinodal, sempre buscando paz e proximidade, especialmente com aqueles que sofrem. No dia da Supplicatio a Nossa Senhora de Pompeia, ele pediu a intercessão da Mãe de Deus para a missão da Igreja e pela paz no mundo.
Ele finalizou com uma oração tradicional e uma bênção a todos os fiéis presentes, bem como aos que seguiriam seu discurso por meio de rádio e televisão, desejando que sua mensagem de paz ressoe em todo o mundo.