Fofoca ou Babaleia?

Tudo que acontece no Brasil e no mundo você encontra aqui!
Trump Revoga Status Legal de Milhares de Migrantes

A administração do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a revogação do status legal temporário de mais de 500 mil migrantes provenientes de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela. Essa decisão impacta diretamente a vida de muitos que buscavam uma nova oportunidade no país, tendo recebido essa chance através de um programa de patrocínio implementado durante o governo de Joe Biden, conhecido como CHNV.

O aviso da revogação, publicado pelo governo federal, alerta que esses migrantes devem deixar os Estados Unidos antes do dia 24 de abril, quando seus permissões de trabalho e proteção contra deportação serão canceladas. Este programa foi criado para oferecer uma alternativa legal à imigração, permitindo que indivíduos e suas famílias entrassem nos EUA com o apoio de patrocinadores americanos, mas Trump já havia interrompido esse sistema assim que assumiu o cargo.

Embora o número exato de migrantes que conseguiram uma nova forma de permanência legal após a implementação do CHNV seja desconhecido, a maior parte deles se viu em uma situação de incerteza, dependendo da continuação de seu status migratório. O programa começou em 2022 sob o governo de Biden e tinha como um dos objetivos reduzir as cruzamentos ilegais na fronteira sul dos EUA.

A secretária de Segurança Interna dos EUA revelou que o governo Biden ofereceu, na verdade, oportunidades valiosas para que os migrantes participassem do mercado de trabalho americano, o que gerou críticas da administração Trump, que acusou Biden de promover um caos no sistema legal de imigração e de culpar os republicanos pela situação.

Por outro lado, a nota de 35 páginas do Registro Federal indicou que alguns migrantes podem ser autorizados a permanecer nos EUA com base em uma avaliação de caso a caso. Adicionalmente, Trump está considerando revogar o status legal temporário de aproximadamente 240 mil ucranianos que chegaram ao país em decorrência do conflito com a Rússia.

A questão migratória nos Estados Unidos continua a ser um tema delicado, afetando milhões de vidas e envolvendo debates acalorados entre diferentes administrações e partidos. A revogação do status legal temporário traz novas preocupações sobre o futuro desses migrantes e a necessidade de soluções mais abrangentes para a imigração no país.

Texto escrito com base no artigo.